ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exposição Fotográfica: Coroaci - Um olhar para transformar

11 de julho de 2016



Realizar a minha primeira exposição individual, posso dizer que foi um dos momentos mais especiais que já vivenciei. A fotografia se inseriu em minha vida no ano de 2012, e, partir desse momento, fixou lugar especial dentre as minhas paixões. Sempre utilizei-a como ferramenta de transformação social, tentando despertar nos meus conterrâneos o orgulho por nossa terra.

Procuro contribuir para transformar a realidade  de alguns, bem como ser um agente propagador das nossas belezas naturais. Junto a isso, procuro utilizar a arte para discutir o social, porém, sem nunca deixar de promover o lugar onde nasci e me criei. Por outro lado, como cidadão, não deixo de enxergar as possibilidades de melhoria que se apresentam, mas questiono e reivindico todas elas sem perder o encantamento e a paixão por minha cidade. 

A exposição “Coroaci – um olhar para transformar” se tornou ainda mais especial quando me propiciou discutir as questões sociais que acometem inúmeros moradores que não têm voz em nossa sociedade. Me propiciou falar por eles. Foi único e desafiador.

O primeiro grande desafio foi fotografar os locais que denunciassem esse contexto de abandono e descaso. Nunca direcionei meu trabalho nesse sentido. Mas a arte sempre é um ótimo veículo para desnudar algumas questões e provocar debates na sociedade. 

No dia abertura, confesso que não esperava sentir uma sensação tão especial. Pude receber minha família, amigos, artistas e tive a oportunidade de falar com eles sobre tudo que acredito. Não só como artista, mas, principalmente, como homem e como cidadão maceioense. Isso foi o mais importante. Ouvir relatos de alguns sobre as duas realidades que trouxemos na exposição foi ainda mais mágico. 

Como disse aos presentes, sou um ferrenho defensor de nossas belezas e de nossa terra. Sou um apaixonado e um otimista com o futuro de Maceió. Precisamos resgatar a autoestima das pessoas, precisamos nos orgulhar de nossa cidade, e precisamos, também, ajudá-la a se desenvolver cada vez mais. Porém, devemos fazer tudo isso sem permitir que esse desejo de mudança e melhoria interfira no nosso sentimento de paixão e amor pela cidade.

Enfim. Que a semente e a mensagem sejam efetivas. Sonho com um futuro profícuo e permeado por um bom planejamento, muito desenvolvimento e sustentabilidade. Da mesma forma, torço para que todos também percebam a importância da contribuição de cada morador para que alcancemos esse objetivo.

Juliano Pessoa

DEIXE SEU COMENTÁRIO